Boletins Técnicos / #1547 Peugeot Partner III (2008-2012)

  • Alvaro Oliveira
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 Substituição da embraiagem

 

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Procedimentos gerais

  • Os procedimentos contidos nestas instruções poderão requerer o uso de ferramentas e equipamento que se considera ser “equipamento standard de oficina”. Por exemplo: Elevadores de veículo, elevadores de motor, macacos para caixa de velocidades e barras de suporte para unidades motopropulsoras. É imprescindível que estes procedimentos sejam executados por pessoal devidamente qualificado para operar o equipamento, na observância das normas de saúde e segurança.
  • Se for reutilizar o prato de pressão da embraiagem, marque-o para se certificar de que é montado no volante do motor na sua posição original.
  • Marque a direcção de montagem do prato central de embraiagem, para que possa ser montado correctamente.
  • Desligue o cabo de massa da bateria.
  • Caso existente, verifique o estado do rolamento-piloto da cambota. Se for necessário, substitua.
  • Certifique-se de que as estrias do veio primário da caixa de velocidades estão limpas e de que o prato central de embraiagem desliza suavemente.
  • Lubrifique as estrias do veio primário da caixa de velocidades e ​o mecanismo do rolamento da embraiagem com o lubrificante especificado (quando indicado).
  • NÃO USE uma chave de impacto para aliviar ou apertar parafusos.
  • Se necessário, sangre o sistema da embraiagem hidráulica após voltar a montar. Use o fluido dos travões especificado.

Ferramentas especiais

  • Ferramenta de bloqueio da alavanca das mudanças – nº 0317-AV.
  • Ferramenta de alinhamento da embraiagem (EP6 sem caixa de velocidades manual com comando automático) – nº 0217-C3Z.
  • Ferramenta de alinhamento da embraiagem (EP6 com caixa de velocidades manual com comando automático/DV6) – nº 0217-C5Z.
  • Ferramenta de alinhamento da embraiagem (TU5) – nº 0217-C6Z.
  • Ferramenta de compressão do prato de pressão da embraiagem – nº 0217-A.
  • Cavilha de apoio da ferramenta de compressão do prato de pressão da embraiagem x 3 – nº 0217-B2Z.
  • Ferramenta de montagem do retentor do semieixo esquerdo – nº 7114-T.W.
  • Ferramenta de montagem do retentor do semieixo direito – nº 7114-T.X.
  • Equipamento de diagnóstico do fabricante ou equivalente (caixa de velocidades manual com comando automático).
  • Ferramenta de apoio da caixa de velocidades (caixa de velocidades manual com comando automático) – nº 0346.

Lubrificantes e fluidos

Óleo da caixa de velocidades Consulte os Dados Técnicos
Fluido dos travões Consulte os Dados Técnicos
Fluido hidráulico da caixa de velocidades manual com comando automático Consulte os Dados Técnicos
Massa consistente para o veio primário da caixa de velocidades
(modelos sem bomba secundária da embraiagem concêntrica)
Molycote G-Rapid Plus
Massa consistente para o veio primário da caixa de velocidades
(modelos com bomba secundária da embraiagem concêntrica)
Kluberpaste 46 MR 401

Desmontagem da caixa de velocidades

Certifique-se de que a direcção permanece centrada.

  • Desmonte a caixa de velocidades pela parte inferior do veículo.
  • Entre os componentes a desmontar incluem-se:
    • Bateria e tabuleiro da bateria.
    • Caixa do filtro de ar e tubo(s) rígido(s) de admissão de ar.
    • Semieixos.
    • Tubo de escape dianteiro.
    • Limitador de torção.
    • Pára-choques dianteiro.
    • Substrutura dianteira completa com braços inferiores da suspensão e barra estabilizadora.
  • Excepto caixa de velocidades manual com comando automático:
    • Desmonte a bomba secundária da embraiagem. NÃO desligue o tubo.
  • Caixa de velocidades manual com comando automático:
    • Despressurize o sistema hidráulico da caixa de velocidades. O sistema hidráulico da caixa de velocidades só pode ser despressurizado por meio de equipamento de diagnóstico do fabricante ou equivalente.
  • Gasolina:
    • Desmonte o catalisador.

Substituição da embraiagem

Tipo de embraiagem

  • Excepto caixa de velocidades manual com comando automático: Nesta gama de modelos pode utilizar-se um mecanismo de embraiagem convencional ou uma embraiagem de afinação automática.
  • Caixa de velocidades manual com comando automático: Nesta gama de modelos utiliza-se um mecanismo de embraiagem automático.

Prato de pressão da embraiagem

  • Embraiagem convencional:
    • Não foram especificados procedimentos especiais.
  • Embraiagem de afinação automática:
    • Desmonte o prato de pressão da embraiagem utilizando a ferramenta de compressão do prato de pressão da embraiagem 1 . Ferramenta nº 0217-A/0217-B2Z.
    • Monte o prato central de embraiagem. Ferramenta nº 0217-C6Z.
    • Monte o prato de pressão da embraiagem utilizando a ferramenta de compressão do prato de pressão da embraiagem 1 . Ferramenta nº 0217-A/0217-B2Z.
    • Desmonte as ferramentas especiais.
  • Ao reutilizar o prato de pressão da embraiagem e o prato central de embraiagem:
    • Marque o prato de pressão da embraiagem, para se certificar de que é montado no volante do motor na sua posição original.
    • Certifique-se de que a mola de afinação não está comprimida para além da posição “X” 2 .
  • O prato de pressão da embraiagem e o prato central de embraiagem têm de ser substituídos em conjunto.

Nota: O prato de pressão da embraiagem de substituição do fabricante poderá vir com retentor da mola de diafragma do prato de pressão da embraiagem montado. Monte o prato de pressão da embraiagem sem utilizar a ferramenta de compressão do prato de pressão da embraiagem. Depois de montar o prato de pressão da embraiagem, desmonte o retentor da respectiva mola de diafragma com uma ferramenta adequada 3 .

A desmontagem do retentor da mola de diafragma sob compressão deve fazer-se com muito cuidado.

Montagem da caixa de velocidades

Montagem

  • Presentemente a boa prática industrial recomenda que se substituam todos os parafusos, porcas e dispositivos de aperto que possam afectar a segurança.
  • Monte a bomba secundária da embraiagem e o rolamento da embraiagem concêntricos novos.
  • Monte os componentes pela ordem inversa à da desmontagem.
  • Coloque retentores novos nos semieixos. Ferramenta nº 7114-T.W/7114-T.X.
  • Sangre o sistema hidráulico da embraiagem:
  • Tipo 1 4 :
    • Ateste o reservatório do líquido dos travões até à marca MAX.
    • Ligue um tubo ao sangrador da bomba secundária da embraiagem e mergulhe a extremidade numa vasilha com líquido da embraiagem limpo 4 :
    • Prima o pedal da embraiagem sem largar.
    • Abra o sangrador da bomba secundária da embraiagem.
    • Quando o fluido deixar de correr, feche o sangrador.
    • Levante o pedal da embraiagem.
    • Repita o procedimento até o fluido da embraiagem não conter bolhas de ar.
    • Ateste o reservatório do líquido dos travões até à marca MAX.
    • Desmonte o tubo de sangramento.
    • Certifique-se de que a embraiagem funciona correctamente.
  • Tipo 2 5 :
    • Ateste o reservatório do líquido dos travões até à marca MAX.
    • Ligue um tubo ao sangrador da bomba secundária da embraiagem e mergulhe a extremidade numa vasilha com líquido da embraiagem limpo 5 .
    • Prima o pedal da embraiagem sem largar.
    • Abra o sangrador da bomba secundária da embraiagem rodando 90 ° para a esquerda.
    • Quando o fluido deixar de correr, feche o sangrador.
    • Levante o pedal da embraiagem.
    • Repita o procedimento até o fluido da embraiagem não conter bolhas de ar.
    • Ateste o reservatório do líquido dos travões até à marca MAX.
    • Desmonte o tubo de sangramento.
    • Certifique-se de que a embraiagem funciona correctamente.
  • Tipo 3 6 :
    • Ateste o reservatório do líquido dos travões até à marca MAX.
    • Ligue um tubo ao sangrador da bomba secundária da embraiagem e mergulhe a extremidade numa vasilha com líquido da embraiagem limpo 6 .
    • Prima o pedal da embraiagem sem largar.
    • Desengate o grampo de fixação e puxe o tubo rígido da embraiagem hidráulica para fora da bomba secundária da embraiagem, para a posição de sangramento (primeiro entalhe) 7 e 8 .
    • Quando o fluido deixar de correr, empurre o tubo rígido da embraiagem hidráulica para a posição original.
    • Levante o pedal da embraiagem.
    • Repita o procedimento até o fluido da embraiagem não conter bolhas de ar.
    • Engate o grampo de fixação do tubo rígido da embraiagem hidráulica 8 .
    • Ateste o reservatório do líquido dos travões até à marca MAX.
    • Desmonte o tubo de sangramento.
    • Certifique-se de que a embraiagem funciona correctamente.
  • Caixa de velocidades manual com comando automático:
    • A embraiagem só pode ser sangrada por meio de equipamento de diagnóstico do fabricante ou equivalente.

Afinação da articulação das mudanças

  • Excepto caixa de velocidades manual com comando automático:
    • Certifique-se de que a caixa de velocidades está em ponto morto.
    • Desmonte o forro da consola central para aceder à articulação das mudanças.
    • Solte os cabos das mudanças.
    • Monte a ferramenta de bloqueio da alavanca das mudanças 9 . Ferramenta nº 0317-AV.
    • Desbloqueie os dispositivos de afinação dos cabos das mudanças 10 .
    • Afine e monte os cabos das mudanças.
    • Desmonte a ferramenta de bloqueio da alavanca das mudanças.
  • Caixa de velocidades manual com comando automático:
    • Não especificada.

Afinação da embraiagem

  • De afinação automática. Não é necessário regular.

Operações adicionais

  • Verifique e ajuste o alinhamento das rodas dianteiras.
  • Caixa de velocidades manual com comando automático:
    • Sangre o sistema hidráulico da embraiagem. A embraiagem só pode ser sangrada por meio de equipamento de diagnóstico do fabricante ou equivalente.
    • Programe o sistema de caixa de velocidades manual com comando automático. O sistema de caixa de velocidades manual com comando automático só pode ser programado por meio de equipamento de diagnóstico do fabricante ou equivalente.

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