A gestão de stocks na loja ou armazém é uma parte fundamental da atividade de um distribuidor de peças sobressalentes, um elemento que deve ser otimizado para poupar tempo e dinheiro e melhorar os resultados. Por este motivo, neste post apresentamos 6 propostas para facilitar a gestão de stocks:
Como discutido no nosso último artigo, o PDA tornou-se um dispositivo indispensável para todas as operações relacionadas com o stock.
Equipar-se com um PDA significa ser capaz de assumir rapidamente muitas operações:
Para gerir correctamente tanto o balcão como o stock da loja, nada melhor do que um ERP especializado. Permitir-lhe-á gerir a sua actividade, fazer a ligação com o seu PDA e centralizar a informação numa única ferramenta.
Do ponto de vista do cliente, é também uma forma de melhorar a sua qualidade de serviço e comunicação sobre informação comercial. Por exemplo, pode comunicar as suas condições comerciais ou o estado dos seus stocks para saber se é possível encomendar ou se tem de esperar por um reabastecimento.
Para poupar tempo nas suas tarefas diárias, não deve confiar apenas em ferramentas digitais: deve definir uma lógica de armazenamento físico. Para o fazer, existem várias opções frequentemente utilizadas:
No entanto, não deve descurar a forma como estrutura o seu stock. Por exemplo, preste muita atenção à disposição dos sectores e corredores: isto facilitará grandemente a circulação e optimizará os seus movimentos ao mesmo tempo.
Ao adotar um sistema ERP adequado, incluindo a utilização de PDAs, abrem-se novas oportunidades de otimização. É possível poupar tempo na procura de elementos tais como:
Se adoptar um sistema ERP apropriado e um PDA, abrir-se-ão novas oportunidades de optimização. Pode poupar tempo na procura de itens como :
Por outras palavras, pode obter uma visão geral fiável e completa do seu stock em qualquer altura com maior facilidade.
No entanto, esta redução no tempo de pesquisa também beneficia os seus clientes, uma vez que a visibilidade em tempo real fornece a informação de que necessitam para as suas encomendas (número de unidades restantes, referências disponíveis, preço actualizado, etc.).
Antecipar as necessidades do mercado tanto quanto possível poupa tempo e melhora a rentabilidade. Para este efeito, é útil adaptar os stocks de acordo com os resultados estatísticos obtidos através de um ERP equipado com um módulo de Business Intelligence, com acesso a painéis de controlo que incluem os indicadores de desempenho necessários para a tomada de decisões sobre compras, vendas e stocks.
Em suma, todas as tarefas e objetivos de gestão de stocks serão mais realizáveis com ferramentas especializadas compatíveis com o negócio de distribuição de peças sobressalentes: serão um aliado valioso na implementação das melhores práticas e na obtenção de melhores resultados.
Um membro da nossa equipa entrará em contacto consigo para o aconselhar pessoalmente e sem compromisso: