Mundo automóvel / A evolução do mercado elétrico-híbrido

  • Alvaro Oliveira
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A procura de veículos elétricos e híbridos continua a ser moldada pelas mudanças nos regimes regulamentares em todo o mundo. Neste artigo, os analistas de dados da Autodata detalham as tendências nas vendas de veículos novos e nas oficinas e como provavelmente estas irão afetar o mercado pós-venda no futuro.

2021 viu o governo do Reino Unido confirmar que as vendas de veículos novos a gasolina e a gasóleo seriam proibidas no país a partir de 2030; um avanço em relação à promessa inicial de 2040. A Noruega introduziu uma meta ainda mais ambiciosa para 2025 para a venda do último veículo novo movido a combustível fóssil. Com governos e grandes OEM a trabalhar em conjunto em esquemas de eletrificação para tornar mais conveniente para os passageiros recarregarem veículos elétricos em viagem e no seu local de trabalho, tanto o mercado de veículos novos como o mercado pós-venda estão a ver efeitos indiretos.

O mercado pós-venda também passou por mudanças. A aplicação de oficina online da Autodata é usada por mais de 85.000 oficinas em todo o mundo, fornecendo informações valiosas sobre as tendências de revisão. Entre 2019 e 2021, o uso do módulo de esquemas elétricos aumentou 46%, enquanto o uso da pesquisa de código de avaria aumentou 33%.

Salim Arkadan, Gestor de Produto da Autodata, disse: «A mudança em direção à eletrificação definitivamente intensificou-se, pois estamos a ver uma procura significativamente superior de dados em tópicos que nos anos anteriores seriam reservados para as oficinas especializadas. Novos veículos elétricos e híbridos registados hoje exigirão testes de estrada a partir de 2026 – definitivamente incentivamos as oficinas a analisar as soluções e capacidades internas que possuem e o que precisam de fazer para se prepararem».

O mercado de veículos novos elétricos e híbridos

A cap hpi, empresa irmã da Autodata no grupo Solera, informou que em setembro e outubro de 2021, os veículos elétricos ultrapassaram os movidos a gasóleo como o 2.º tipo de combustível mais registado no Reino Unido, representando 15,4% dos veículos registados em outubro de 2021. Embora esta não tenha sido a primeira vez que ultrapassaram o gasóleo, também o fizeram em abril de 2020 e dezembro de 2020, as ocasiões anteriores representaram casos únicos. Em abril de 2020, ocorreu um número incomummente baixo de registos de veículos devido à pandemia – enquanto que, em dezembro de 2020, uma série de modelos elétricos foi introduzida, gerando um aumento no interesse.

A SMMT (Society of Motor Manufacturers and Traders – Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores) informou que em 2021 27,5% do mercado de veículos novos do Reino Unido está agora eletrificado de alguma forma, decompondo 191.000 veículos elétricos novos a bateria, 115.000 híbridos plug-in e 147.246 veículos elétricos híbridos.

O mercado pós-venda elétrico e híbrido

Em 2021, o veículo elétrico com maior número de revisões em todo o mundo foi o Nissan Leaf (2010-2018), seguido pelo Renault ZOE, o Tesla Model S e o Tesla Model 3. Outras marcas representadas no top 10 incluem a BMW, a Volkswagen e a Kia. O relatório anual de veículos com maior número de revisões da Autodata inclui uma análise por país dos veículos híbridos e elétricos com mais manutenção e pode ser encontrado aqui.

Chris Wright, vice-presidente de vendas da Solera no norte da Europa, afirmou que: «O mercado pós-venda enfrenta um desafio de veículos híbridos e elétricos mais complexos. Embora muitos OEM continuem a posicionar as suas concessionárias para oferecer revisão internamente, também existem mais clientes à espera para poder fazer a revisão do seu veículo híbrido ou elétrico em oficinas independentes ou em oficinas da rede. À medida que os veículos elétricos de primeira e segunda geração continuam a envelhecer e começam a exigir testes de estrada, veremos técnicos cada vez mais solicitados para serem eletricistas e até cientistas informáticos, diagnosticando problemas com sistemas digitais e firmware em veículos que são uma tecnologia bastante diferente dos ICE.

Estamos a garantir que as oficinas têm as ferramentas de que precisam, continuando a adicionar veículos híbridos leves, híbridos plug-in e elétricos na nossa aplicação de oficina online, que os técnicos podem usar para procurar esquemas elétricos, disposição do compartimento do motor e muito mais.»

Em 2019, a Autodata adquiriu o AutoMate Training – agora conhecida como Autodata Training – que oferece formação técnica online e desenvolvimento profissional através da sua plataforma web. Os tópicos de formação adicionados recentemente incluíram verificações de circuito de ligação terra e energia do módulo de comando, diagnóstico de solenoide, sensores de colisão e sistemas de entrada sem chave, todos projetados para fornecer formação atualizada em veículos híbridos e elétricos, bem como variantes a gasolina e a gasóleo.

Jonathan Sampson, Diretor administrativo e fundador da Autodata Training, disse: «Este é um momento crítico para as oficinas melhorarem as competências dos seus técnicos, garantindo que os mesmos permanecem competitivos no mercado pós-venda. Em combinação com os dados de diagnóstico e reparação da Autodata, os nossos cursos de formação online visam fornecer às oficinas as ferramentas necessárias para fazer a revisão e reparar uma ampla gama de veículos e evitar mais trabalho dispendioso. Se as oficinas não aprenderem a trabalhar em veículos híbridos e elétricos, rapidamente ficarão para trás.»

ver artigo original aqui: https://www.autodata-group.com/pt/news/industria/a-evolucao-do-mercado-eletrico-hibrido/

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