Pós-tratamento dos gases de escape de motores Diesel
Redução de óxidos de azoto (NOx)
Redução catalítica selectiva (SCR)
- A redução catalítica selectiva (SCR) é uma tecnologia avançada de controlo de emissões que pode ajudar os veículos Diesel a obedecer às rigorosas normas sobre emissões de NOx.
- É usado um agente redutor líquido (designação química: AUS32).
- O AUS32 é composto de ureia e água e a sua designação comercial é “AdBlue” na Europa e “Diesel Exhaust Fluid (DEF)” nos EUA.
- É injectado aditivo do sistema SCR para o sistema de escape, que possui um catalisador para converter NOx em ácido de azoto e vapor de água inócuos.
Requisitos de assistência do aditivo do sistema SCR
- O aditivo do sistema SCR tem de ser introduzido durante as revisões planeadas do veículo.
- A maioria dos fabricantes especifica que se drene e elimine o aditivo “velho” antes do enchimento. Esta recomendação pode depender do tempo decorrido desde o último enchimento, bem como das temperaturas de funcionamento.
- O aditivo do sistema SCR (AdBlue) deteriora-se com o tempo.
- O tempo depende da temperatura:
- 10°C: 36 meses
- 25°C: 18 meses
- 30°C: 12 meses
- 35°C: 6 meses
Para ver o artigo completo: http://www.autodata-online.net/ThinClientFiles/TechTopics/POR/degat_03_TC.htm
