Pós-tratamento dos gases de escape de motores Diesel
Requisitos de funcionamento e assistência
O sistema de escape moderno dos motores Diesel pode ter os três componentes:
A: Catalisador de oxidação – Redução do monóxido de carbono (CO) e dos hidrocarbonetos
B: Filtro de partículas do Diesel (DPF) – Redução das partículas dos gases de escape
C: Redução catalítica selectiva (SCR) – Redução de óxidos de azoto (NOx)
B: Filtro de Partículas Diesel (DPF) – Redução das partículas dos gases de escape
Filtro de partículas do Diesel (DPF)
O filtro de partículas do Diesel (DPF) foi concebido para captar as partículas de fuligem que são emitidas pelo escape.
Conjunto de catalisador de oxidação e DPF
É vulgar os veículos mais recentes estarem equipados com conjunto de catalisador de oxidação e DPF, montado como parte do colector de escape.
A = Catalisador B = DPF
Regeneração do DPF
Para assegurar que o filtro DPF não fica bloqueado, é necessário regenerá-lo com regularidade queimando as partículas dos gases de escape. A isto dá-se o nome de regeneração do DPF.
• O que são as partículas dos gases de escape?• As partículas dos gases de escape são partículas minúsculas de combustível não queimado (carbono).• As partículas têm de ser aquecidas a temperaturas superiores a 600°C para assegurar que são queimadas.• Para se obter a temperatura necessária para iniciar o processo de regeneração, é injectado combustível Diesel no sistema de escape quando a temperatura do DPF é muito elevada.
Injecção de combustível para iniciar a regeneração do DPF
Tradicionalmente, o Diesel para a regeneração do DPF é injectado nos cilindros do motor através dos injectores normais dos cilindros, durante o tempo de escape.
Contudo, este método pode causar problemas, dado que o Diesel não queimado pode passar pelos segmentos de pistão e diluir o óleo do motor.
Agora alguns veículos usam um injector adicional montado no colector de escape para injectar Diesel directamente no sistema de escape.
Este método elimina os problemas anteriores de diluição do óleo de lubrificação do motor.
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