Mundo automóvel / SERVIÇO DE INVERNO – FACTO OU FICÇÃO?

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A prática de serviços de veículos especificamente para os meses de inverno, usando óleos de baixa viscosidade, juntamente com o uso de refrigerantes de verão e inverno, foi desactualizada há muitos anos.

Hoje, as melhorias nos componentes do motor, lubrificantes e refrigerantes geraram uma operação de motor mais eficiente para um alcance de temperatura mais amplo. Óleos sintéticos de baixa viscosidade foram desenvolvidos para lidar com a bombeabilidade de baixa temperatura, que está directamente associada a menos desgaste do motor, maior economia de combustível e maior vida útil do motor.

Os refrigerantes modernos do motor do dia duram mais do que nunca, com uma vida útil possível de 150,000 milhas ou 10 anos. Os fabricantes também aumentaram os intervalos de serviço para diminuir o custo do automobilismo – no entanto, com os intervalos mais longos, as verificações essenciais em preparação para o inverno estão sendo negligenciadas. Em teoria, um veículo bem mantido não deve exigir nenhuma verificação adicional para levá-lo durante o inverno. Todos sabemos como os problemas se desenvolvem ao longo do tempo e, se não forem realizadas verificações regulares, problemas despercebidos podem resultar em uma falha ou avaria de um componente.

As estatísticas mostram que há mais quebras durante o inverno do que em qualquer outra estação; A realização de verificações regulares do veículo ao longo do ano é uma forma de evitar isso. De acordo com as empresas de recuperação rodoviária, mais de 10% dos motoristas se preocupam com o fato de que seus veículos não conseguem passar o inverno sem desmoronar. Realizar “listas de verificação de inverno” antes de ficar frio é outro curso de acção preventiva, permitindo que as oficinas informem os clientes de quaisquer problemas potenciais do veículo que possam resultar em uma falha no veículo.

A Checklist Inverno:

Embora a maioria dos itens na lista de verificação seja óbvia, sua importância nem sempre é tão clara para os drivers. Por exemplo:

Refractómetro

Liquido refrigerante – Os refrigerantes de longa duração ainda precisam de ser regularmente verificados para garantir que o veículo esteja totalmente protegido da corrosão e congelamento. O uso de um refractómetro é uma das maneiras mais simples e precisas de testar a resistência dos refrigerantes de longa duração.

Baterias –
As baterias do veículo têm percorrido um longo caminho nos últimos anos para lidar com o número cada vez maior de eletrônicos de estilo de vida em veículos modernos. No entanto, viagens curtas com tempo de carregamento reduzido e o aumento da carga elétrica durante o inverno ainda reduzirão o desempenho da bateria e, em última instância, poderão resultar em falhas na bateria – com quase 20% das falhas de inverno devido a falhas da bateria.

Filtros –
Quando se trata de manutenção geral no veículo, a substituição do filtro da cabine não está no topo da prioridade do proprietário, mas isso ainda é um filtro importante para verificar. Quando o filtro fica cheio de poeira, pólen e outras partículas estranhas, a saída de ar fresco para a cabine é fortemente reduzida e a condensação demorará mais para limpar.

Ar condicionado
Durante o inverno, o ar condicionado é freqüentemente usado como um método eficaz de desmantelar as janelas, pois extrai a umidade do veículo. Então, um controle sobre a eficiência é um excelente pré-cheque para o inverno, não apenas para o verão.
Limpa vidros
Manter a concentração correta de aditivo de limpa vidros é algo que muitas vezes é negligenciado. Isso ajudará a evitar que o líquido de lavagem congele nos jactos, no trabalho de tubulação e até no reservatório em temperaturas extremamente baixas.
Uma lista de verificação de inverno pode conter outros itens relacionados à segurança, incluindo freios, lubrificantes, luzes, pneus, limpadores de lâminas e muito mais. Assim, enquanto a manutenção do inverno pode ser uma coisa do passado, as verificações de inverno ainda são uma oferta válida para os clientes que não podem realizar os controlos regulares de que todos os veículos precisam permanecer em condições seguras e úteis.

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