Boletins Técnicos / Correia de distribuição – Seat Ibiza 1.6TDI Motor: CAYC

  • Alvaro Oliveira
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Ferramentas especiais:

  • Ferramenta de bloqueio da bomba de combustível de alta pressão/do veio de excêntricos – n° 3359 (x 2).
  • Ferramenta de imobilização do carreto da bomba de combustível de alta pressão/do carreto do veio de excêntricos – n° T10172/4, T10172/8.
  • Ferramenta de bloqueio do carreto da cambota – n° T10050.
  • Chave estriada – n° T10385.
  • Ferramenta de afinação da polia tensora – n° T10264 ou T10409.
  • Ferramenta de bloqueio da polia tensora – n° T10265.

Desmontagem:

  • Eleve e apoie a parte dianteira do veículo.
  • Desmontar:
    • Tampa superior do motor.
    • Resguardo inferior do motor.
    • Leon/Altea: Bocal de enchimento do reservatório do lava-pára-brisas.
  • Desligue a ficha múltipla do sensor de pressão do DPF.
  • Desmonte o suporte do sensor de pressão do DPF.
  • Desligar:
    • Ibiza/Toledo: Tubos rígidos de alimentação e retorno de combustível.
    • Válvula de pré-aquecimento do combustível.
  • Desmontar:
    • Alojamento do filtro de combustível. NÃO solte os tubos flexíveis.
    • Filtro de combustível.
    • Depósito de expansão do líquido de arrefecimento. NÃO solte os tubos flexíveis.
  • Desligue a ficha múltipla do sensor do nível do líquido de arrefecimento.
  • Desligue a ficha múltipla do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
  • Solte o suporte do tubo rígido do líquido de arrefecimento do suporte do apoio do motor. NÃO solte os tubos flexíveis.
  • Recoloque o tubo flexível do líquido de arrefecimento a partir da tampa central da distribuição. NÃO solte o tubo flexível.
  • Desmonte a tampa superior da distribuição 1.
  • Apoie o motor.
  • Desmontar:
    • Apoio direito do motor.
    • Suporte do apoio direito do motor.
    • Revestimento da cava-da-roda direita.
    • Correia de accionamento dos acessórios.
    • Parafusos da polia da cambota 2.
    • Polia da cambota 3.
    • Tampa inferior da distribuição 4.
    • Tampa central da distribuição 5.
  • Rode a cambota para a direita até PMS do cilindro nº 1.
  • Certifique-se de que a seta no carreto do veio de excêntricos está aproximadamente na posição das 12 horas6. Caso contrário: Rode a cambota uma volta para a direita.
  • Bloqueie o carreto da cambota 7. Utilize a ferramenta nº tnT10050.
  • Certifique-se de que as marcas de ponto estão alinhadas 8.
  • Certifique-se de que a patilha da ferramenta de bloqueio do carreto da cambota está posicionada no alojamento do retentor 9.
  • Bloqueie o veio de excêntricos 10. Utilize a ferramenta nº tn3359.
  • Retenha o carreto do veio de excêntricos. Utilize a ferramenta nº tnT10172_4.
  • Alivie os parafusos do carreto do veio de excêntricos 11. Certifique-se de que ainda é possível rodar o carreto à mão.
  • Retenha o carreto da bomba de combustível de alta pressão. Utilize a ferramenta nº tnT10172_8.
  • Alivie os parafusos do carreto da bomba de combustível de alta pressão 12. Utilize a ferramenta nº tnT10385. Certifique-se de que ainda é possível rodar o carreto à mão.Nota: Existem dois tipos de polia tensora.
  • Polia tensora do tipo A:
    • Alivie a porca da polia tensora 13.
    • Rode a polia tensora para a esquerda até poder introduzir a ferramenta de bloqueio 14. Utilize a ferramenta nº tnT1026415.
    • Introduza a ferramenta de bloqueio na polia tensora 16. Ferramenta n° tnT10265.
    • Rode a polia tensora totalmente para a direita até chegar ao batente 17. Utilize a ferramenta nº tnT1026415.
    • Aperte a porca da polia tensora à mão 13.
  • Polia tensora do tipo B:
    • Alivie a porca da polia tensora 18.
    • Rode a polia tensora para a direita para aliviar a tensão da correia. Utilize a ferramenta nº tnT1040919.
    • Aperte a porca da polia tensora à mão 18.
  • Desmonte a correia da distribuição, começando na polia-guia (G3).
  • Nota: Se pretender voltar a usar a correia, marque a direcção de rotação com um pedaço de giz.

Montagem:

Nota: O motor tem de estar FRIO.

  • Coloque parafusos novos nos carretos dos veios de excêntricos 11. Aperte os parafusos à mão.
  • Coloque parafusos novos no carreto da bomba de combustível de alta pressão 12. Aperte os parafusos à mão.

    Nota: Os carretos devem girar livremente mas sem inclinar.

  • Certifique-se de que a ferramenta de bloqueio do carreto da cambota está correctamente posicionada 7.
  • Certifique-se de que o veio de excêntricos está bloqueado com a ferramenta 10.
  • Bloqueie a bomba de combustível de alta pressão. Utilize a ferramenta nº tn335920.
  • Rode o carreto do veio de excêntricos totalmente para a direita nos orifícios oblongos.
  • Rode o carreto da bomba de combustível de alta pressão totalmente para a direita nos orifícios oblongos.
  • Monte a correia da distribuição pela ordem seguinte:
    • Carreto da cambota.
    • Polia-guia (G1).
    • Polia tensora.
    • Carreto do veio de excêntricos.
    • Carreto da bomba de água.
    • Polia-guia (G3).
    • Carreto da bomba de combustível de alta pressão.
    • Polia-guia (G2).
  • Polia tensora do tipo A:
    • Alivie a porca da polia tensora 13.
    • Retire a ferramenta de bloqueio da polia tensora 16.
    • Certifique-se de que a patilha de fixação da polia tensora está devidamente engatada 21.
    • Rode a polia tensora lentamente para a direita até o ponteiro ficar alinhado com o entalhe 22.

      Nota: Certifique-se de que a porca da polia tensora não gira 13.

    • Retenha a polia tensora. Utilize a ferramenta nº tnT1026415.
    • Aperte a porca da polia tensora 13. Binário de aperto: 20 Nm + 45 °.
  • Polia tensora do tipo B:
    • Certifique-se de que a polia tensora está na posição ilustrada 23.
    • Alivie a porca da polia tensora 18.
    • Rode a polia tensora para a esquerda até o ponteiro ficar alinhado com o entalhe 24 e 25. Utilize a ferramenta nº tnT1040919.

      Nota: Certifique-se de que a porca da polia tensora não gira 18.

    • Certifique-se de que as marcas da polia tensora estão alinhadas 26.
    • Retenha a polia tensora. Utilize a ferramenta nº tnT1040919.
    • Aperte a porca da polia tensora 18. Binário de aperto: 20 Nm + 45 °.
  • Rode o carreto do veio de excêntricos para a esquerda para retirar a folga à correia entre o carreto do veio de excêntricos e o carreto da bomba de combustível de alta pressão. Utilize as ferramentas nº tnT10172_4.
  • Retenha o carreto do veio de excêntricos. Utilize as ferramentas nº tnT10172_4.
  • Aperte provisoriamente os parafusos do carreto do veio de excêntricos e do carreto da bomba de combustível de alta pressão 11 e 12. Binário de aperto: 20 Nm.
  • Desmontar:
    • Ferramenta de bloqueio do veio de excêntricos 10.
    • Ferramenta de bloqueio da bomba de combustível de alta pressão 20.
    • Ferramenta de bloqueio do carreto da cambota 7.
  • Rode a cambota lentamente duas voltas para a direita até o cilindro nº 1 ficar quase em PMS.
  • Monte a ferramenta de bloqueio do carreto da cambota ao mesmo tempo que roda lentamente a cambota para PMS7.
  • Certifique-se de que as marcas de ponto estão alinhadas8.
  • Certifique-se de que a patilha da ferramenta de bloqueio do carreto da cambota está posicionada no alojamento do retentor 9.
  • Certifique-se de que a ferramenta de bloqueio do veio de excêntricos pode ser facilmente introduzida 10.

    Nota: NÃO introduza a ferramenta de bloqueio da bomba de combustível de alta pressão, pois o orifício de alinhamento poderá estar ligeiramente desalinhado. Não é necessário regular.

  • Certifique-se de que o ponteiro da polia tensora está alinhado com o entalhe ou, no máximo, 5 mm à sua direita22 ou 24. Caso contrário: Repita o processo de esticamento.
  • Se não for possível inserir facilmente a ferramenta de bloqueio do veio de excêntricos 10:
    • Desmonte a patilha da ferramenta de bloqueio do carreto da cambota, do orifício no alojamento do retentor.
    • Rode a cambota para a esquerda e pare logo que a patilha da ferramenta de bloqueio passar pelo orifício no alojamento do retentor 27.
    • Rode a cambota para a direita até se poder introduzir a ferramenta de bloqueio do veio de excêntricos 10.
    • Alivie os parafusos do carreto do veio de excêntricos11.

      Nota: A patilha da ferramenta de bloqueio do carreto da cambota estará à esquerda ou à direita do orifício no alojamento do retentor.

  • Se a patilha da ferramenta de bloqueio do carreto da cambota estiver à esquerda do orifício no alojamento do retentor:
    • Rode a cambota para a direita até a patilha e o orifício alinharem 9.
    • Bloqueie o carreto da cambota 7. Utilize a ferramenta nº tnT10050.
    • Certifique-se de que as marcas de ponto estão alinhadas 8.
    • Retenha o carreto do veio de excêntricos. Utilize as ferramentas nº tnT10172_4.
    • Aperte provisoriamente os parafusos do carreto do veio de excêntricos 11. Binário de aperto: 20 Nm.
  • Se a patilha da ferramenta de bloqueio do carreto da cambota estiver à direita do orifício no alojamento do retentor:
    • Rode a cambota para a esquerda e pare logo que a patilha da ferramenta de bloqueio passar pelo orifício no alojamento do retentor 27.
    • Rode a cambota para a direita até a patilha e o orifício alinharem 9.
    • Bloqueie o carreto da cambota 7. Utilize a ferramenta nº tnT10050.
    • Certifique-se de que as marcas de ponto estão alinhadas 8.
    • Retenha o carreto do veio de excêntricos. Utilize as ferramentas nº tnT10172_4.
    • Aperte provisoriamente os parafusos do carreto do veio de excêntricos 11. Binário de aperto: 20 Nm.
  • Desmonte as ferramentas de bloqueio 7 e 10.
  • Rode a cambota lentamente duas voltas para a direita até o cilindro nº 1 ficar quase em PMS.
  • Monte a ferramenta de bloqueio do carreto da cambota ao mesmo tempo que roda lentamente a cambota para PMS7.
  • Certifique-se de que as marcas de ponto estão alinhadas8.
  • Certifique-se de que a patilha da ferramenta de bloqueio do carreto da cambota está posicionada no alojamento do retentor 9.
  • Certifique-se de que a ferramenta de bloqueio do veio de excêntricos pode ser facilmente introduzida 10.
  • Retenha o carreto do veio de excêntricos. Utilize as ferramentas nº tnT10172_4.
  • Aperte os parafusos do carreto do veio de excêntricos 11. Binário de aperto: 20 Nm + 45 °.
  • Retenha o carreto da bomba de combustível de alta pressão. Utilize a ferramenta nº tnT10172_8.
  • Aperte os parafusos do carreto da bomba de combustível de alta pressão 12. Binário de aperto: 20 Nm + 90 °.
  • Desmonte as ferramentas de bloqueio 7 e 10.
  • Monte os componentes pela ordem inversa à da desmontagem.
  • Aperte os parafusos da polia da cambota 2. Binário de aperto: 10 Nm + 90 °. Utilize parafusos novos.
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