Boletins Técnicos / #1438 Pós-tratamento dos gases de escape de motores Diesel II

  • Alvaro Oliveira
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  • boletim autodata - boletim técnico - Redução catalítica selectiva (SCR) - Redução de óxidos de azoto (NOx) -

Pós-tratamento dos gases de escape de motores Diesel

Redução de óxidos de azoto (NOx)

Redução catalítica selectiva (SCR)

  • A redução catalítica selectiva (SCR) é uma tecnologia avançada de controlo de emissões que pode ajudar os veículos Diesel a obedecer às rigorosas normas sobre emissões de NOx.
  • É usado um agente redutor líquido (designação química: AUS32).
  • O AUS32 é composto de ureia e água e a sua designação comercial é “AdBlue” na Europa e “Diesel Exhaust Fluid (DEF)” nos EUA.
  • É injectado aditivo do sistema SCR para o sistema de escape, que possui um catalisador para converter NOx em ácido de azoto e vapor de água inócuos.

Requisitos de assistência do aditivo do sistema SCR

  • O aditivo do sistema SCR tem de ser introduzido durante as revisões planeadas do veículo.
  • A maioria dos fabricantes especifica que se drene e elimine o aditivo “velho” antes do enchimento. Esta recomendação pode depender do tempo decorrido desde o último enchimento, bem como das temperaturas de funcionamento.
  • O aditivo do sistema SCR (AdBlue) deteriora-se com o tempo.
    • O tempo depende da temperatura:
      • 10°C: 36 meses
      • 25°C: 18 meses
      • 30°C: 12 meses
      • 35°C: 6 meses

Para ver o artigo completo: http://www.autodata-online.net/ThinClientFiles/TechTopics/POR/degat_03_TC.htm

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