Boletins Técnicos / #1436 Correias de distribuição – Medição da tensão da correia

  • Alvaro Oliveira
  • 761 Visualizações
  • boletim autodata - boletim técnico - Correias de distribuição - Medição da tensão da correia -

Correias de distribuição – Medição da tensão da correia

Os fabricantes de veículos automóveis recomendam uma série de manómetros diferentes para verificar a tensão das correias da distribuição.

Não é possível medir a tensão directamente numa correia montada, pelo que a maior parte dos manómetros de tensão medem a flexão da correia para uma dada carga ou, por vezes, a carga para uma dada flexão. Alguns fabricantes recomendam ferramentas especiais que consistem essencialmente numa barra de reacção destinada a conferir uma carga predeterminada ao tensor da correia.

Para ajudar as oficinas a poderem oferecer assistência a todas as marcas, a Autodata preparou uma tabela comparativa com os manómetros recomendados pelos diferentes fabricantes automóveis. Esta tabela permite converter leituras de um manómetro para outro, possibilitando assim que um manómetro seja usado para uma série de marcas.

Os testes foram realizados comparando-se tensões de correias verificadas com um manómetro Burroughs, calibrado em Newtons, com as de outros manómetros calibrados em unidades arbitrárias.

Alguns manómetros têm uma gama restrita, o que reduziu o número de leituras disponíveis para efectuar a comparação.

Seja qual for o manómetro utilizado, é importante fazê-lo com cuidado e seguir as instruções do fabricante.

Muitas vezes é difícil obter leituras consistentes com estes manómetros, pelo que se aconselha sejam efectuadas várias leituras, a fim de determinar o valor correcto.

*NOTA: Este manómetro é sensível à pressão da correia e só deve ser usado de acordo com as recomendações do fabricante.

bt1436

PRODUTOS RECENTES
NEWS LETTER
Subscreva a nossa Newsletter e receba todas as novidades
NOSSAS MARCAS